Como ter um feed incrível no Instagram

Nem todo mundo sabe, mas depois de me formar em moda - e trabalhar um pouco com isso - acabei me apaixonando pelo marketing digital. Foi natural migrar o que eu fazia na época (vitrinismo) pras redes sociais... e assim, com o tempo, me especializei, estudei e mudei meu olhar pra "coisa", muitas vezes. 

Hoje, o Instagram - com seus 800 milhões de usuários ativos/mês - é minha grande paixão. Ele é vitrine, é negócio, é marketing pessoal... é o que você quiser! Com tanto amor pela rede social, comecei a dedicar meu tempo , estudando, me aperfeiçoando e entendo comportamentos. (E pela primeira vez resolvi falar de feed, aqui!) 

Conheço pessoas que ainda e/ou já acham bullshit, cuidar tanto da aparência do feed. Imagina só, perder tempo fazendo foto boa, planejando posts e blablabla. Desculpa desapontar, mas, aquele feed que você ama seguir, é feito exatamente assim. 

Pedacinho do meu feed pessoal -  @alinecardoso__

Pedacinho do meu feed pessoal - @alinecardoso__

Só pra esclarecer, este será um post de DICAS (como sempre: você aplica o que quiser!). Resolvi escrever sobre o assunto aqui, porque frequentemente recebo elogios pelo meu feed pessoal... e tudo o que eu uso/faço nele, você também pode aplicar. Pra você, pra sua marca, pra vender, pra criar um conceito, pra TUDO. 

Tem bastante coisa pra se pensar? Tem. Leva tempo pra pegar o jeito? Nem tanto (hoje, faço tudo muito rápido, pensando organicamente).

Dicas gerais: 

Conheça você/sua marca

Antes de mais nada, é importante que você entenda o que quer "passar", o que você ou a sua marca representa. No pessoal, fica fácil: foque no seu estilo de vida, nas suas paixões e aposte nisso - por mais bobo que pareça, isso é sua identidade, abuse!

Para negócios: não caia na tentação de fazer "feira" do que você vende. Mostre também outros temas de interesse do seu público-alvo: tem uma barbearia? Que tal posts sobre mochilas, viagens, etc? Pode ser uma imagem de inspiração, pode ser um post com dica... use a criatividade. Conquiste seu público pela paixão. Ninguém quer seguir uma conta que não ofereça nada além de propaganda. 

Nem só de café vive o  @ornacafe  !  

Nem só de café vive o @ornacafe !  

Escolha uma paleta de cores 

Calma! Ela não precisa ser fixa, não precisa ser engessada. Você já sabe o que postar, agora precisa pensar na aparência... Os ambientes que você costuma frequentar são mais claros ou escuros? As roupas que você tem? Você tira fotos na rua? 

Escolha cores que combinem com seu estilo de vida (nem é tão difícil, vai...). Na verdade, na maioria das vezes, essa paleta já existe, você só precisa descobrir e aceitar! 

Planeje seu feed

Confesso, eu não uso disso pro meu feed pessoal (mas tomo alguns cuidados). Se você tem uma marca, é importante que o volume das suas fotos não "pesem" (hey, você! que posta selfie atrás de selfie: isso é volume!), que os posts não sejam repetitivos ou que uma foto, "mate" a outra. Cada post tem que ser apreciado, curtido, fazer sentido. 

Pra negócio, essa é a parte que tem um pouquinho de trabalho. Você tem que planejar cada imagem, pra ser "única" dentro de um feed único. Entendeu? 

Pra entender: volume único na foto toda, volume na parte inferior, volume distribuído, volume na parte central, volume único e volume distribuído (paisagem). Sacou? -  @lemoncakeinspira

Pra entender: volume único na foto toda, volume na parte inferior, volume distribuído, volume na parte central, volume único e volume distribuído (paisagem). Sacou? - @lemoncakeinspira

Escolha seu estilo de edição

Mais uma vez: não precisa ser fixo, mas se for usar mais de um, é bom que ambos "conversem". Todas as minhas fotos passam pelo VSCO, tenho meu filtro preferido e minhas pré-definições também (como nem sempre a luz da foto é a mesma, sempre precisa de ajuste!).

Mas também gosto de experimentar - como fiz com o HUJI CAM. Como minha paleta é mais sóbria, e com a saturação baixa, optei por "tirar a cor" das fotos feitas com HUJI: deixo o vermelho, um laranja apagado, por exemplo. Os "tons" das minhas fotos viraram a identidade do meu Instagram. Doido, né? 

Sabendo quais são as "suas" cores, essa parte fica bem fácil!

Fotografia 

Calma! Não precisa fazer curso, não precisa ser a Nima Benati (se você não sabe quem é, sugiro uma pesquisa no Instagram!). A maior dica é: use luz natural. É a luz mais bonita, é a mais tranquila de "combinar" com tudo e de editar. 

Eu sempre busco pelos lugares mais iluminados quando tô dentro de casa, também. Não tem segredo. 

Ahhh, mas eu não tenho "olhar" pra foto. Ninguém NASCE com esse olhar... use e abuse do "Salvar" do Instagram e crie pastinhas com fotos que você ama. Inspiração é tudo nessa, vida.  

Meus apps: 

Eu tenho MUITOS apps no meu celular. Você não precisa de todos, mas aqui vão alguns dos meus segredos: 

• VSCO: sem ele, eu nada seria. Aplico filtro, mexo em saturação, temperatura, granulação, tudo! Ele é a "alma" do meu feed! 

• Facetune: sim! eu já falei dele nesse postpra tirar espinha, pra clarear/escurecer fundos, pra destacar o que eu quiser. É uma mão na roda pra quem, assim como eu, tem preguiça de photoshop mas precisa caprichar na foto. 

• HUJI: dispensa apresentações, né? Virou febre, deixa fotos "comuns" muito mais cool, e o resultado é sempre uma surpresa. Amo! 

Word Swag: uso só pra stories - mas você pode optar por diferentes formatos. Tem fontes diferentes, fundos, cores e efeitos.

• Adobe Sketch: só uso os pincéis (que acho lindos!) pra criar efeitos e destaques - também uso mais pra stories. 

• Unfold: o queridinho dos stories! Ainda uso pouco, mas já estou um pouco viciada nele... vale a pena pra quem quer criar um "padrão" nas histórias, também. 

Extras:

• Camcorder: mais por diversão, a câmera que imita VHS. 

• Kirakira+: o brilho das blogueiras! Quem nunca viu um vídeo "cintilando" e quis também? 

De novo: nada disso aqui é regra, é obrigação. Se o seu Instagram é puramente pessoal, você pode fazer O QUE QUISER. Se você tem uma marca, é bom cuidar um pouco mais e pensar nas possibilidades. 

Por quê? 

* pelo fato de ser mobile e ter uma característica bem pessoal, o nível de engajamento é muito alto! Ou seja, as marcas conseguem se aproximar do seu público-alvo, divulgando seus produtos e serviços com mais efetividade. 
* existem pessoas e marcas que ganharam notoriedade por culpa do Instagram! Essas mesmas pessoas/marcas começaram negócios extremamente lucrativos. 
* marcas que começaram dentro do Instagram já conquistaram o mundo! 

UFA! That's all, folks!  

Espero que minhas dicas ajudem vocês e seus feeds! Se rolar alguma dúvida, comenta aqui ou manda DM no Instagram. Vou adorar responder! :)