Dicas pra arrumar a mala

Eu amo viajar, sonho com o dia que serei turista na minha própria casa.

Mas é óbvio que não preciso esperar esse dia chegar pra me empolgar com tudo que antecede uma viagem - mesmo que seja pra pertinho de casa.

Fazer a mala, arrumar o que vai na bolsa, o que vai na mala de mão, o que vai ser despachado… diferente da maioria das pessoas que eu conheço: eu adoro tudo isso. Então, decidi escrever esse post pra deixar esse momento mais simples - quase à prova de erros - e menos chato.

Começando pelo começo…

1. Faça uma lista!

Eu amo uma listinha, desde que comecei a listar tudo na vida, as coisas se tornaram mais naturais, mais prazerosas. (A sensação de dever cumprido depois de riscar coisas da lista, é real!)

É importante pensar em quantos dias você irá passar no seu destino, se as roupas serão mais casuais, confortáveis, se você irá a eventos, pegar uma praia, fazer uma corridinha… pense primeiro no que você quer fazer nesses dias que estiver viajando. E antes de listar, pense na roupa que você vai usar no trajeto - eu costumo optar por conforto e peças que consigo repetir depois!

Sempre separo minha lista por categorias - é mais fácil de lembrar de tudo que quero levar: Roupas/Acessórios/Beleza/Banho, Cabelo e Corpo/Eletrônicos


2. Como dobrar as peças? Onde vai cada coisa?

Eu já encontrei imagens no Pinterest com diversas maneiras de dobrar calças e peças mais volumosas.

O que eu faço é: calças e saias em rolinhos, camisas e casacos com dobra de loja (aquela tradicional, com golas e botões pra frente), meias e lingerie em saquinhos, vestidos e roupa de dormir, também em rolinhos.

Sempre levo no MÁXIMO 3 pares de calçado - que vão devidamente separados em saquinhos também - porque afinal de contas, você vai usar e depois colocar de volta na mala, né? Assim evita que o calçado suje alguma outra coisa.

Ah, e minha dica de ouro é: opte sempre por peças que não amassem muito… não deu pra evitar? Deixa pra colocar por último, em cima de tudo. :)


3. Organização é lei!

Quer evitar bagunça? Separe! (Viu como listar por categoria, é ótimo?) Estojos, bolsinhas, saquinhos, nécessaires: use MUITO.

Um estojo pra cabos, carregadores, fones, adaptadores de tomada e outras coisinhas. Uma bolsinha com os itens de higiene e cuidados - em lojas de departamento, você encontra esses kits de viagem pra levar shampoo, condicionador e etc, que valem muito a pena! Nécessaire de maquiagem e outra de hidratantes, escova de cabelo, protetor solar…

Dica de ouro: bolsinha pequena com alicate, grampos, lixa de unha, cotonete, algodão e fio dental.

Não pode ter preguiça aqui. Essa organização FAZ TODA A DIFERENÇA na hora que você chega e precisa achar alguma coisa. Organize-se!


4. E os acessórios?

Viagem pra mim, é a oportunidade perfeita pra treinar aquela habilidade de usar as mesmas coisas, causando diferentes efeitos.

Sempre levo poucos acessórios, que combinem entre si. Leve uma caixinha ou nécessaire pequena só pra eles - eu, no caso, também separo os colares fininhos em saquinhos plásticos transparentes, só pra não acabar tudo enrolado.


5. Sua melhor amiga: a mala de mão

Caso você esteja fazendo uma viagem de avião, com malas despachadas, não esqueça que sua mala de mão deve ser sua melhor amiga. Nela, coloque seus itens pessoais – escova de dentes, itens de higiene, remédios… - porque em caso de extravio de bagagem é COM ELA que você irá contar! Para viagens mais longas, vale colocar uma muda de roupa, também.


6. E… pesquise!

Voar exige seguir regras. Nacional ou internacional, vale pesquisar o que você pode ou não, levar em sua mala de mão, bolsa ou mala despachada. Se atente à quantidade de líquidos e objetos com ponta. Tem tudo no Google, né?

(É bem triste deixar na lixeira aquela pinça ÓTIMA pra fazer a sobrancelha, ou o docinho que você comprou durante o vôo e acabou na sua bolsa…)


E aí? Tem alguma dica pra compartilhar? Já passou por alguma situação estranha em aeroportos ou na estrada?