Livros na decor: o charme dos coffee table books

Sabe aqueles livros grandes, de capa dura, com ilustrações incríveis, LINDOS… que normalmente ficam na mesa de centro da sala? Eles são os coffee table books - verdadeiras jóias pra quem ama ler sobre diversos assuntos e usar os livros na decoração!

Claro que livros assim não são criados pra’quela leitura diária, na cama antes de dormir… eles são propositalmente exuberantes, chamativos, tem o propósito de entreter - eu sou SEMPRE facilmente seduzida por eles.

O mais bacana dessa brincadeira é mostrar um pouco da sua personalidade. Livros são, por si só, muito pessoais. Se mostre! Seja seu próprio padrão, crie sua marca.

O mais bacana dessa brincadeira é mostrar um pouco da sua personalidade. Livros são, por si só, muito pessoais. Se mostre! Seja seu próprio padrão, crie sua marca.

Normalmente com pouco texto, livros assim são acessíveis, te levam a uma leitura despretensiosa e muito visual… ou seja, qualquer pessoa pode dar aquela folheadinha enquanto você termina de se arrumar ou pede a pizza da noite.

Se você compra livros, com certeza deve ter aqueles “bonitos demais pra ficarem escondidos na estante do quarto”. A ideia é usar o que já tem, ou claro, adquirir novas belezinhas!

E claro, não se prenda! Use também no criado-mudo, prateleiras e até em nichos de armários da cozinha.

E claro, não se prenda! Use também no criado-mudo, prateleiras e até em nichos de armários da cozinha.

Vou deixar aqui alguns que tenho - e outros que ando desejando (e já estão na lista de Natal!):

montagem-livros-lista.png

1. Paris versus New York (um dos primeiros livros que comprei! esse é pequeno!)

Vahram Muratyan é um jovem artista gráfico criado em Paris. Em 2010, depois de uma longa temporada em Nova York, ele criou o blog Paris versus New York como uma espécie de registro visual de suas experiências, um bem-humorado confronto entre duas das mais míticas cidades do mundo. O sucesso foi surpreendente. Além de contar com mais de 1,5 milhão de visitantes em poucos meses, ele chamou atenção pela criatividade de seu design e pela perspicácia de suas observações sobre as diferenças culturais. A homenagem visual se transformou em um delicioso livro que celebra as duas cidades sob um olhar apaixonado. Desde então, Muratyan firmou-se como um designer renomado, com uma carteira de clientes que inclui grandes nomes do mundo da moda, como Prada e Chanel.

2. The Wes Anderson Collection: The Grand Budapest Hotel

Os bastidores do filme ganhador do Oscar. O livro (em inglês) conta com uma série de entrevistas entre o diretor e roterista Wes Anderson e o crítico de cinema, Matt Zoller Seitz - além de fotos do set de filmagem, desenhos conceituais de cenografia, figurino e personagens do longa. De encher os olhos!

3. Beaches

Gray Malin é o artista do momento! Suas imponentes fotografias aéreas de praias ao redor do mundo são disparadas de helicópteros sem porta, criando celebrações lúdicas e impressionantes de luz, forma e perspectiva, uma felicidade com cara de verão. (Vale a pesquisa pelas fotos! Aquela com espreguiçadeiras e guarda-sóis pink, é uma das que mais amo!)

4. Chanel: Collections and Creations

Para os apaixonados por moda: a combinação de tradição, originalidade e estilo da Chanel sempre a tornou a mais sedutora das marcas de moda. Nesse livro a House of Chanel abre seus arquivos privados, revelando uma galáxia de desenhos brilhantes criados por Coco Chanel a partir de 1920. Roupas deslumbrantes, acessórios intrincados, belas modelos e design atemporal não deixam dúvidas quanto à fama duradoura de seu nome e incorporam tudo o que veio a simbolizar a magia de Chanel.

5. Nasty Galaxy (#girlboss na área!)

Uma coleção das influências estéticas e filosofias pessoais diabólicas de Sophia Amoruso. Altamente visual, repleto de ilustrações, fotos e ensaios, Nasty Galaxy é parte recados, parte inspiração e jornada. Tático e divertido, envolvente, surpreendente e agradavelmente simples, ele é um mergulho nas filosofias de Sophia sobre trabalho, relacionamentos, amizades e muito mais. Uma celebração das suas raízes de roupas vintage, atitude punk, personagens marginais e do pensamento “eu não me importo com p*rra nenhuma”. (QUERO PRA ONTEM!)

6. Leonardo Da Vinci: Complete Paintings and Drawings

Um dos artistas mais conhecidos e importantes da história. O livro abrangente aspectos da vida e obra deste mestre pintor, escultor, arquiteto, cientista e inventor. Com detalhes incríveis de muitas pinturas, o leitor é capaz de inspecionar as facetas mais sutis das pinceladas que vieram para revolucionar a História da Arte. Folhear esse, é quase uma visita ao Louvre.


Mesmo depois de casar com o kindle - aliás, comprem um! - existem livros que sempre ficarão por aqui, num cantinho especial.

É a vida.